domingo, 13 de junho de 2010

Desvendando mistérios (Parte 1) - O Mijar

Estava eu, para variar, tentando entender o porquê das coisas... bebado.
Eis que me deparei com um que veio a solucionar dois dilemas:

Por que nós (os hominídeos) quando vamos ao mictório, ou na rua mesmo, procuramos um canto para mijar? Mesmo sem uma aparente necessidade, mesmo completamente sozinhos, tendemos a pensar em um canto como a melhor alternativa para aquele bom alivio da bexiga... Por que??




Eis que essa pergunta levou a uma resposta que faz sentido para outra das perguntas mais manifestadas pelo homem moderno: Por que as mulheres vão em bando ao banheiro??

Após analisar algumas variáveis e tomar mais alguns copos de cerveja deduzi que a resposta é simples:

Privacidade? Vergonha?

Que nada, até o mais sem vergonha, cara de pau, acaba tendendo ao canto. A resposta me parece simples quando se pensa mais profudamente na situação:

Fazemos isso por proteção instintiva. Imagine-se você em uma savana ou em uma floresta ou, melhor ainda, no "parque dos dinossauros". Em que momento você estaria mais vunerável? Estamos desprotegidos quando mijamos (ou cagamos...) por isso acabamos institivamente buscando uma posição estratégica de menor visibilidade e maior controle. Qual seria essa posição? Um canto, não muito próximo da entrada... Interessante não?

Isto considerando o comportamento masculino, que está sempre disputando posições sociais com o macho alpha do grupo, ou tentando proteger essa mesma posição. Logo falta um pouco de parceiria na proteção em momentos de vunerabilidade. Cada um se vira como pode e como tudo na vida, na dúvida não deixa na reta...

Ao contrário, a femea não sofre deste problema de disputas sociais, e a evolução caminhou para um comportamento rasoávelmente diferente. Qual? Mijar em bando. Enquanto uma mija as outras cuidam. Simples... Faz um certo sentido não?? Como homens se repelem esta não foi a opção evolutiva para o homem, que acabou tendo que recorrer para o cantinho...



Até o próximo episódio de desvendando os mistérios! No próximo porre penso em outro grande paradigma social para desvendar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário